6 vantagens de fazer backup e armazenamento na nuvem

6-vantagens-backup-e-armazenamento-nuvem-01Algumas pessoas parecem relutantes a respeito de manter os seus dados na nuvem. Acreditam que ter o arquivo ali, fisicamente presente na forma de um computador, de um servidor ou de um dispositivo externo é o suficiente quando pensam em segurança.

Mas não é nada disso.

No texto de hoje, vamos mostrar seis exemplos que mostram a grande vantagem em utilizar armazenamento na nuvem em vez de continuar confiando unicamente em dispositivos físicos.

Segurança contra acidentes

Lembre dos seus dados pessoais localizados no computador de casa ou em todo aquele conteúdo armazenado nas máquinas do seu escritório. Em um primeiro momento, eles estão seguros. Você inclusive faz backup em discos externos e está tudo ok.

Mas acidentes como incêndios, alagamentos, desabamentos ou coisas do tipo nunca são esperados. De nada adianta manter os dados separados, mas ainda dentro da mesma estrutura. Por isso, é importante trabalhar com prevenção e utilizar serviços de backup na nuvem.

Lá, os seus dados estarão totalmente seguros — mesmo dentro da nuvem, eles têm mais alguns backups de segurança.

Compatibilidade com sistemas operacionais e dispositivos

Além de estar disponível em dispositivos móveis com Android e iOS, a nuvem também está totalmente presente em computadores rodando tanto com Windows, Linux e MacOS. A partir dessa ideia, não foi uma surpresa ver o Google lançando notebooks como o Chromebook — aparelhos baratos, mas com capacidade suficiente para executar seus trabalhos exclusivamente na nuvem.

Simultaneidade de usuários

Diferentemente do que é feito em um computador convencional, quando se faz armazenamento na nuvem, o documento pode ser utilizado — inclusive de forma simultânea — por vários colaboradores.

Imagine uma videoconferência onde o documento é criado com a ajuda de pessoas espalhadas por todo o mundo.

Redução de custos

Imagine o alto investimento que a sua empresa precisa fazer na compra de um servidor para utilizar softwares fundamentais para o seu negócio. A compra foi feita, mas a máquina começa a ficar ociosa boa parte do tempo, pois o seu trabalho é sazonal. Pois bem, a nuvem é mais eficiente que isso.

Da mesma forma que uma conta de luz, utilizando processamento ou armazenamento na nuvem, você só paga o que de fato utilizar. É exatamente por isso que empresas de todos os tamanhos estão abraçando serviços desse tipo. Tudo com objetivo de economizar.

Facilidade tecnológica

Pense em uma pequena empresa na seguinte situação: ela precisa comprar um servidor para ampliar os seus negócios, mas, como é um investimento alto, ela se vê incapaz de expandir.

Na nuvem, ela consegue tecnologia de ponta pagando pouco — pagando pelo que utiliza. Dessa forma, ela vai estar utilizando o mesmo poder de processamento e de armazenamento de gigantes do mercado.

Mecanismos de busca ultrarrápidos

O seu negócio pode ter milhares, milhões de documentos são e salvos nos servidores. Quando precisa encontrar um arquivo específico em um servidor local, dentro da empresa, pode dar um bom trabalho por um motivo simples: a capacidade de processamento não é das melhores. Ela até vai encontrar, mas pode demorar bastante.

Por outro lado, com servidores poderosíssimos da nuvem, encontrar qualquer tipo de documento é um trabalho fácil e rápido! Em um cenário em que os seus colaboradores precisem acessar informações do arquivo, não há o que discutir.

Ficou curioso? Já usa algum tipo de serviço de armazenamento na nuvem? Aproveite e diga nos comentários como é a sua experiência.

call-to-action ebook cloud

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *