5 vantagens do ERP para seu e-commerce

A tecnologia tornou a vida corporativa mais interessante, especialmente no aspecto da qualidade das informações coletadas. E isso é muito importante, uma vez que esses dados facilitam a tomada de decisões das empresas — em um e-commerce, eles podem ser cruciais. Porém, para ter acesso a eles, é preciso usar a ferramenta adequada.

Nesse caso, a melhor opção é ter um sistema de gestão empresarial — Enterprise Resource Planning (ERP). Trata-se de um recurso que permite organizar as informações da melhor forma e ainda melhorar a capacidade da companhia de analisá-las. E essa é apenas uma das vantagens do ERP!

Isso porque ele integra todas as áreas da empresa, o que contribui para evitar a dispersão de dados e os erros humanos. Essas funcionalidades podem tornar o desempenho do e-commerce muito superior. Quer saber como? Venha com a gente!

1. Integração de setores

Com todos os departamentos integrados em uma mesma plataforma, não é preciso usar diversos controles. Isso garante que as informações mais relevantes para a tomada de decisões e o planejamento estratégico estejam em um só lugar. Isso torna a administração do e-commerce mais eficiente.

2. Otimização de processos

Os processos do e-commerce devem ser ágeis. Ou seja, o uso de planilhas não é uma boa ideia: atualizá-las é um processo bastante moroso. Com o ERP, ao contrário, um pedido recebido é repassado imediatamente para o estoque, e a separação da mercadoria é feita ao mesmo tempo em que a nota fiscal é emitida.

Assim, os processos administrativos são concluídos rapidamente — o que reflete no prazo para envio e recebimento do produto. Isso significa, automaticamente, aumento na capacidade de escalar as vendas e, assim, garantir mais negócios.

3. Obtenção de relatórios

A integração proporcionada pelo ERP permite que as informações disponíveis no sistema sejam mais completas. Além disso, elas são apresentadas à equipe em forma de relatórios integrados. Com isso, a tomada de decisão se torna um processo mais fácil e preciso. 

Com relatórios de vendas, por exemplo, é possível criar um cronograma de compras que ajude a empresa a repor os produtos com mais eficiência para evitar excesso ou falta de estoque. Já as campanhas sazonais podem ser criadas de forma estratégica com base no histórico de compra dos clientes.

4. Relacionamento com o cliente

Com consumidores cada vez mais conectados, os contatos devem ser mais personalizados. O ERP reúne e analisa os dados que influenciam o relacionamento com o cliente e, a partir dos insights oferecidos, ajuda a tornar a convivência com o público mais próxima e relevante.

5. Controle de contas

As despesas e receitas do e-commerce ficam mais organizadas quando se usa um ERP. Uma vez que as respectivas datas são cadastradas no sistema, fica mais fácil controlar as contas a pagar e a receber de forma automatizada. Assim, é possível se concentrar em aspectos mais estratégicos do negócio.

Todas as vantagens do ERP ficam mais claras quando a empresa contrata uma ferramenta eficiente e que tenha integração com as principais plataformas. Vale a pena, então, investir nesse recurso para garantir que a operação se torne mais dinâmica.


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