5 mitos e verdades sobre cloud computing

Computação em nuvem: mitos e verdadesA navegação em nuvem ou cloud computing tem invadido a vida das pessoas e das empresas em geral, transformando o antigo uso de softwares instalados pelo uso via web.

Apesar de apresentar vantagens que são cada vez mais relevantes, ainda existem muitas informações conflituosas sobre o assunto, gerando mitos que vão se enraizando na mentalidade dos gestores.

Quer saber quais mitos são esses?
Então, continue lendo e confira 5 mitos e verdades sobre cloud computing!

Cloud computing não é segura
Mito!

Um dos principais erros quando se fala em cloud computing é dizer que esse tipo de navegação não é seguro. A popularidade dessa afirmação é compreensível porque as novidades trazidas pela navegação na nuvem ainda trazem desconfiança e enfrentam resistência por parte de muitos usuários.

A verdade, entretanto, é que esse tipo de computação vem ganhando a cada dia novos níveis e padrões de segurança, fazendo com que ela se torne uma opção cada vez mais vantajosa. Isso não significa, entretanto, que seja preciso descuidar das boas práticas, já que é necessário que todos estejam engajados em garantir a segurança e disponibilidade dos dados.


Cloud computing aumenta a produtividade
Verdade!

Por garantir que documentos, informações e resultados em geral possam ser acessados facilmente de qualquer lugar, o cloud computing é uma opção muito benéfica para ajudar no aumento da produtividade.

Esse tipo de computação, inclusive, favorece o trabalho remoto, garantindo que os colaboradores, mesmo que distantes, possam se manter informados sobre o que é necessário para a sua atividade.

Esse tipo de navegação também ajuda a diminuir erros e indisponibilidade de documentos, assim como a falta de atualização e isso leva a uma maior produtividade.


Cloud computing aumenta os custos
Mito!

Embora seja uma tecnologia inovadora e relativamente recente, o cloud computing não aumenta os gastos da empresa com TI ― na verdade, faz exatamente o contrário. Por ser uma solução que vem de um fornecedor especializado no assunto e que fica responsável pela manutenção de servidores e estrutura em geral, normalmente optar por uma solução cloud computing é mais barato do que investir em data centers na própria empresa.

Além disso, a redução dos custos relacionada ao cloud computing também diz respeito ao fato de que a empresa para de perder dinheiro em função de falhas ou perdas de documentos, assim como em relação aos custos operacionais de maneira geral.


É preciso treinar a equipe de TI para uma solução cloud computing
Verdade!

Quando uma empresa adota uma solução cloud computing, ela precisa ter em mente que é necessário fornecer treinamento aos seus funcionários de TI para que eles saibam como lidar com as especificidades técnicas da solução.

Especialmente se essa adoção significar uma transição da estrutura tradicional de TI para uma computação em nuvem, o treinamento é responsável por garantir não apenas a adaptação à nova realidade, mas também que tudo seja utilizado da melhor maneira possível.

Contudo, para aos usuários finais destas soluções não é preciso nenhum treinamento específico, pois a usabilidade dos sistemas não é alterada.


Somente grandes empresas podem utilizar cloud computing
Mito!

Embora a questão dos custos já esteja desmistificada agora, muitos gestores podem achar que essa afirmação é verdadeira devido à complexidade das operações.

A verdade, entretanto, é que o simples fato de utilizar o Facebook como parte da estratégia de mídias digitais da empresa já faz do negócio um utilizador de cloud computing. Por isso, não há nenhuma restrição ou dificuldade em uma empresa de micro, pequeno ou médio porte utilizar a navegação em nuvem a favor dos seus resultados.

O cloud computing é uma solução cada vez mais presente na vida das empresas e das pessoas em geral e o seu negócio não pode ficar de fora. Ao conhecer os principais mitos e verdades, portanto, você se torna muito mais consciente dos benefícios e da atuação dessa computação, o que permite que sua empresa alcance resultados melhores.


Qual outro mito ou verdade você conhece a respeito de cloud computing?
Comente e compartilhe suas opiniões.

Mídia Social:

Um comentário sobre “5 mitos e verdades sobre cloud computing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *