5 dicas para escolher os melhores fornecedores de TI para a sua empresa

Você tem ou já teve problemas com os seus fornecedores de TI? Esse é um desafio comum a diversas empresas e pode prejudicar os seus resultados, além de gerar estresse por lidar com dilemas diários frutos de uma má relação.

Seus problemas acabaram! Bom, nem todos, mas, pelo menos, em relação aos fornecedores de TI, pois reunimos uma série de 5 dicas fenomenais para melhorar a escolha de seus parceiros e evitar dores de cabeça. Continue conosco e tome nota!

Fornecedores de TI

A maioria das empresas não tem, como foco principal, a tecnologia. São indústrias, comércios, organizações das mais diversas áreas que se utilizam da TI apenas como um meio para atingir um determinado fim — melhorar seus resultados.

Com isso, é natural que elas não façam grandes investimentos internos em tecnologia, como a criação de grandes infraestruturas e equipes compostas por profissionais altamente especializados em diversas áreas da TI.

O mais comum é buscar empresas de tecnologia, que contem com soluções prontas ou que as desenvolvam para amparar suas operações, fornecendo as ferramentas e os recursos tecnológicos que otimizam as suas demandas.

No entanto, a empresa que opta por buscar um fornecedor no mercado acaba esbarrando na dificuldade de encontrar boas parcerias. Por isso, o gestor deve estar atento para evitar situações desagradáveis, como soluções inadequadas, suporte falho e outros eventos que podem ocorrer.

Importância da terceirização de TI

Realizar grandes investimentos internos de TI para adquirir e implantar infraestruturas modernas e para a contração de profissionais especializados pode ter um alto custo que impossibilite a obtenção das melhores tecnologias.

Com isso, podemos observar a importância de buscar parcerias para obter acesso aos melhores profissionais e tecnologias do mercado, sem a necessidade de dispor de muitos recursos financeiros para tal.

terceirização permite que a empresa possa focar totalmente no negócio fim e manter investimentos menores na área de TI, conquistando melhores resultados e competitividade no mercado.

5 dicas para escolher os melhores fornecedores

Escolher entre tantas opções no mercado é um grande desafio, já que todos os fornecedores dizem ter as melhores soluções. Para ajudá-lo a encontrar o fornecedor ideal para a sua demanda, separamos algumas dicas. Acompanhe!

1. Entenda a sua demanda

Antes mesmo de buscar uma empresa parceira no mercado, é preciso que você saiba exatamente qual serviço está buscando. Existem diversas soluções para todos os tipos de problemas e necessidades e algumas podem não se encaixar tão bem quanto outras, a depender da sua demanda.

Realize um levantamento minucioso de todas as suas carências e entenda o que é necessário para saná-las. Com tais informações em mãos, é muito mais simples buscar uma solução mais adequada no mercado.

2. Verifique as certificações do fornecedor

As certificações são comprovações do conhecimento dos fornecedores em determinadas tecnologias ou como detentores de certas habilidades. Tais certificações são obtidas por meio de auditorias, no caso das empresas, e testes, para os profissionais, realizados por entidades idôneas.

Nem todas as habilidades técnicas precisam ser certificadas, mas as certificações são a comprovação de que o fornecedor preenche os requisitos técnicos necessários para cumprir com as demandas de sua empresa.

3. Analise outras empresas atendidas pelo fornecedor

Uma das formas de avaliar quais são os melhores fornecedores do mercado é buscando referências em empresas que já estabeleceram parcerias com o determinado provedor.

Ouvir a opinião de quem já contratou os serviços de um fornecedor pode dar uma ideia geral sobre o que esperar de uma parceria e garante que sua empresa não acabe por contratar um provedor que não se ajuste à sua necessidade.

4. Fique de olho no suporte oferecido

Um dos itens — talvez o principal — a ser observado no momento de firmar uma parceria com qualquer fornecedor é o suporte oferecido. A importância desse item vem do fato de que, caso sua empresa tenha qualquer tipo de impedimento, o fornecedor buscará sanar o problema o mais rápido possível.

No momento de fechar a parceria, é necessário observar, no contrato, itens como o tempo máximo de resposta para solicitações, o prazo para a resolução de problemas e outras questões ligadas ao suporte.

5. Conheça a capacidade de implementação

Por melhores que sejam as soluções ofertadas pelo provedor, o sucesso de determinada ferramenta e a obtenção de resultados satisfatórios dependem de uma implementação adequada.

É necessário analisar a capacidade de implementação do fornecedor para que a continuidade do negócio não seja afetada e a transição ocorra de maneira simples e tranquila, sem impactos negativos nos serviços da empresa.

Diversificação dos fornecedores

Uma das principais dúvidas por parte dos gestores na hora de buscar um fornecedor de TI é a possibilidade de contratar apenas um provedor ou de firmar parceria com diversas empresas.

A melhor opção é buscar um fornecedor especialista para cada uma das demandas de sua companhia. Isso garante o melhor serviço para todas as necessidades e menores custos para a contratação.

Optar por diversos fornecedores pode trazer uma maior complexidade no gerenciamento das relações, porém, os ganhos com a especialidade de cada um em sua área de atuação garantem melhores resultados.

Bom relacionamento

Após realizar a escolha de seus fornecedores de TI, é preciso enfrentar mais um desafio: a criação e manutenção de um bom relacionamento para poder ter acesso a todos os benefícios de uma parceria.

Para isso, é preciso vencer a barreira entre cliente e provedor e estabelecer uma real parceria, com metas e objetivos semelhantes e o comprometimento mútuo de buscar cumpri-los.

Para tanto, espera-se que cada uma das partes — tanto a sua empresa como o fornecedor — esteja atenta às suas responsabilidades. No caso do cliente, as principais são:

  • manter feedbacks que auxiliem na evolução dos serviços do provedor;
  • confiar na expertise do fornecedor;
  • realizar um planejamento a longo prazo de todas as suas necessidades;
  • tratar o provedor como parte da equipe.

Já da parte do fornecedor, espera-se as seguintes atitudes:

  • fornecer uma consultoria no mapeamento de necessidades;
  • realizar um atendimento ágil às demandas;
  • esclarecer todas as dúvidas;
  • manter altos níveis de disponibilidade;
  • utilizar tecnologia de ponta.

Esperamos que, ao finalizar a leitura deste post, você possa ter entendido a importância de buscar bons fornecedores de TI e quais os principais itens que devem ser avaliados para contratar os melhores provedores do mercado.

MXM Sistemas conta com diversas soluções que podem auxiliar a sua empresa com a implementação das melhores soluções para as suas demandas. Entre em contato conosco agora mesmo pelo número (21) 3233-2300 ou pelo e-mail ticomercial@mxm.com.br e veja o que nós podemos fazer pelo seu negócio!

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *