4 tendências que irão guiar o futuro dos Sistemas de Gestão ERP

tendencias-sistema-erp-mxm-01Os softwares de gestão ERP são recursos corporativos indispensáveis para o planejamento de grande parte das melhores empresas em diversos setores do mercado. Além de integrar os processos, esses sistemas trazem uma grande vantagem competitiva e são uma aquisição de grande relevância para aprimorar a gestão organizacional.

Porém, isso não é tudo. Esta é uma tecnologia em constante evolução, que promete ainda mais transformações e melhorias para quem o adota. Quer descobrir algumas delas? Então, leia o conteúdo a seguir e confira 4 tendências que guiarão o futuro dos sistemas ERP:

  • Maior volume de dados

Os sistemas ERP permitirão um volume de dados ainda maior para as empresas, que são cada vez mais dependentes de TI e acumulam uma grande quantidade de informações. O famoso Big Data, junto ao emprego de melhores estratégias de análise e arquivamento, poderá proporcionar previsões de mercado mais precisas e uma abordagem mais inteligente nas decisões de uma organização.

Com isso, os códigos de computação corporativa tradicionais precisarão ser reestruturados, se integrando aos novos modelos, que deverão permitir um gerenciamento efetivo de todos os subsídios do Big Data, criando um novo quadro capaz de melhorar substancialmente o desempenho do negócio.

  • Ampliação da internet das coisas

A internet das coisas é um conceito que já vemos há muito tempo em filmes de ficção científica, mas que agora está se tornando uma realidade no dia a dia de muitas pessoas. Ela permite inserir a grande rede em objetos. Com isso, itens como sua geladeira ou seu automóvel poderão ter a capacidade de transferir dados e tomar decisões baseadas em suas preferências, sem a necessidade de interação humana.

Os sistemas ERP, aliado à internet das coisas, possibilitará, por exemplo, que um gerente de produção possa ser informado pelo seu computador quando alguns componentes apresentarem defeito e precisarem de reparos para que um projeto seja concluído a tempo, sem a necessidade de um funcionário para isso.

  • Desenvolvimento da tecnologia vestível

Outro item comum nos filmes de ficção científica, mas que já está invadindo o nosso dia a dia é a tecnologia vestível, também conhecida como wearable technology. Já podemos encontrá-la em produtos de entretenimento, como o Google Glass e smartwatches ou de saúde, como frequencímetros e medidores de parâmetros vitais, entre muitos outros artigos.

Quando aliada aos ERPs, a tecnologia vestível pode ser muito útil para uma boa gestão de pessoas. A empresa pode, por exemplo, monitorar diversos fatores externos, como exposição a calor e frio ou cansaço excessivo e assim gerenciar melhor a saúde dos funcionários.

  • Crescimento da tecnologia em nuvem

Os sistemas de gestão empresarial e os inúmeros dados gerados por meio dessa tecnologia vão ampliar consideravelmente a necessidade de novas formas de armazenamento, especialmente aquelas que forem aliadas à mobilidade. E, por conta disso, os serviços em nuvem serão cada vez mais indispensáveis.

Por meio da nuvem, funcionários e gestores poderão acessar informações de qualquer local, por meio de seus smartphones, tablets ou qualquer outro gadget. Dessa maneira, será possível aumentar a produtividade e dar muito mais dinâmica à atuação profissional de uma empresa.

Essas são algumas tendências que guiarão o futuro dos sistemas ERP. Quem conta com profissionais qualificados para acompanhar essas novidades, certamente tornará sua empresa muito mais competitiva, proporcionando um melhor desempenho.


Gostou do conteúdo? Então, não deixe de seguir as MXM Sistemas nas redes sociais (Facebook, Twitter,LinkedIn, YouTube) para conferir outras novidades e artigos como esse!

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *