4 melhores práticas em implementação de Business Intelligence

As soluções em Business Intelligence (BI) chegaram ao mundo corporativo com a promessa de se tornarem um verdadeiro diferencial, aumentando a competitividade das empresas que investem em tecnologia.

Hoje, no entanto, se tornaram uma necessidade vital, e muitos gestores ainda não sabem por onde começar. Assim, no artigo de hoje, vamos conferir algumas das melhores práticas em BI. Acompanhe!

Conceito de Business Intelligence e importância do tema

Toda a rotina operacional da empresa é uma fonte riquíssima de informações detalhadas sobre seus processos internos. É por isso que o bom gestor está sempre se movimentando dentro da organização com seus sentidos de observação aguçados.

No entanto, por mais observadores que sejamos, há uma quantidade enorme de dados que simplesmente escapa por entre os dedos. Em plena era da informação, não podemos deixar que um dos mais valiosos recursos da entidade escorra pelo ralo, não é mesmo?

Foi justamente para atender a essa demanda que o BI foi se desenvolvendo como um conjunto de práticas voltadas para reverter esse quadro, entregando a informação certa para a pessoa certa, no momento ideal.

O software, que faz isso tudo com muito mais eficiência, é capaz de coletar e processar dados, entregando e organizando informações úteis para a tomada de decisões estratégicas, essenciais para o sucesso da empresa no longo prazo.

Diante da enorme importância do tema, listamos, a seguir, as melhores práticas ligadas ao Business Intelligence.

1. Prepare a cultura da empresa

A implementação das técnicas e tecnologias de BI dependem de um esforço de toda a empresa. Por isso, é importante que a alta gestão dê o exemplo e promova treinamentos, palestras e outras iniciativas, a fim de engajar todos os seus colaboradores.

Funcionários desmotivados ou que não compreendem a relação entre a mudança de postura e a melhoria dos processos internos da empresa podem comprometer todo o investimento realizado em BI.

2. Encontre um bom fornecedor

Um bom fornecedor é uma condição essencial para que a estratégia de BI a ser implementada dê resultados positivos. Muitos gestores inexperientes acabam considerando o preço ou as funcionalidades prometidas como os principais critérios de escolha.

No entanto, além da usabilidade do software e do valor do investimento, é muito importante avaliar se o fornecedor tem capacidade de entregar um serviço dentro dos parâmetros do que há de mais moderno no mercado. Além disso, é fundamental que ele ofereça um suporte de qualidade ao cliente.

3. Inspire-se em cases de sucesso

Por mais que a implementação de uma estratégia de BI exija soluções originais e personalizadas para cada negócio, isso não significa que tenhamos que ser inovadores o tempo todo.

Muitas empresas dos mais diversos ramos já implementaram o Business Intelligence com sucesso, e a verdade é que podemos aprender muito com essas experiências. Estar atento aos resultados alcançados por outras companhias de sucesso pode ajudar a avaliar o nosso próprio desempenho.

4. Crie uma integração profunda com o BI

Por fim, não poderíamos encerrar este artigo sobre as melhores práticas em BI sem ressaltar a importância de o Business Intelligence não ser visto como um setor ou um projeto separado das atividades típicas da organização. Muito pelo contrário: é preciso fazer com que ele penetre em todos os níveis e departamentos.

Agora que você já conhece as boas práticas em Business Intelligence, que tal conferir nosso artigo sobre as possibilidades do BI em nuvem?


Quando bem aplicado, o BI permite alavancar as vendas e, consequentemente, aumentar a lucratividade da empresa. Você sabe como implementar o Business Intelligence em seu negócio? Conheça nosso e-book “Guia definitivo de BI”. Baixe agora mesmo:

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *