4 dúvidas de todo gestor sobre projetos de BI

As maiores empresas do mundo têm recorrido à tecnologia como uma forma de aumentar a sua produtividade e oferecer um produto ou serviço mais competitivo no mercado. E foi exatamente isso o que aconteceu no caso dos projetos de BI, ou Business Intelligence, ferramenta que hoje é considerada essencial para a gestão estratégica.

Dada a importância do tema, dedicamos o artigo de hoje a tratar exclusivamente do assunto. Confira na sequência!

1. O que é BI?

Business Intelligence é uma metodologia de coleta e tratamento de dados. O objetivo é reunir informações das mais diversas fontes em um único lugar, tornando-as compreensíveis e revelando padrões que podem estar ocultos a olho nu.

O século 21 nos ensinou que a informação vale mais do que ouro. No entanto, lamentavelmente, deixamos que muitas informações relevantes para a gestão do negócio escorram pelo ralo quando não trabalhamos como uma solução de BI.

A rotina operacional do negócio é uma fábrica de dados (fragmentos) que precisam ser organizados da forma correta para que se tornem informação útil a serviço da gestão. Trata-se de um processo que só pode ser realizado por uma máquina.

2. Quais são os principais processos que se deve conhecer?

Toda estratégia de BI começa com o envolvimento das partes interessadas. Dificilmente o projeto de implantação será bem-sucedido se não envolver a alta gestão e também sócios ou representantes dos acionistas majoritários.

Na sequência, é importante fazer um levantamento das necessidades informacionais dos gestores. Esse é o momento em que se procura entender que tipo de informação o gestor precisa para fazer melhor o seu trabalho e tomar decisões acertadas.

Depois disso, inicia-se um processo de mapeamento das fontes dos dados. Nesse momento, é muito importante conferir se as necessidades informacionais do gestor apresentam fontes correspondentes.

Com base nessas informações preliminares, a solução de BI é construída de acordo com as necessidades de cada organização.

Por fim, temos a fase de disponibilização da solução para o usuário, o que geralmente também envolve toda a parte de capacitação dos gestores e demais colaboradores que operarão as ferramentas de Business Intelligence.

3. Como fazer uma boa análise de dados?

Uma das dicas mais importantes para uma boa análise de dados é estabelecer exatamente o que ela deve medir. Não custa lembrar que a solução de BI é uma ferramenta importantíssima que ajuda a enxergar fatos e compreender contextos, mas, ainda assim, é apenas um instrumento.

Assim como qualquer outra ferramenta, não trará resultados positivos se não for utilizada corretamente. Dar início a um projeto de BI sem saber o que se quer medir é como apontar um telescópio para o chão!

Isso não significa, no entanto, que os gestores devam pecar pelo excesso. Uma quantidade muito grande de indicadores também pode inviabilizar o projeto na prática, já que eles acabam não sendo preenchidos no dia a dia. Ademais, ninguém consegue avaliar o resultado de 200 indicadores!

4. Onde o BI pode ser aplicado na prática?

Na prática, uma solução de BI funciona como um telescópio, já que amplia a visão do gestor e faz com que ele possa tomar decisões importantes para o futuro do negócio com base em muito mais do que a sua própria intuição.

Assim, quando pequenas falhas ou erros são revelados pelo BI, o gestor tem a oportunidade de aparar as arestas, de modo a deixar a empresa cada vez mais competitiva no mercado e cada vez mais produtiva em seus processos internos.

Para encerrar nosso artigo, vale ressaltar que os projetos de BI são fundamentais para a tomada de decisões estratégicas dentro da empresa, o que faz com que seja uma ferramenta absolutamente necessária dentro do repertório de um gestor moderno.

Agora que você já sabe o quão valiosa é a informação gerada pelo seu negócio, que tal aprender um pouco mais sobre como garantir a segurança e confidencialidade dos dados? Confira!


Aproveite para conhecer mais sobre o BI baixando gratuitamente nosso e-book “Guia definitivo de BI”! Faça o download agora mesmo:

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *