4 dicas para manter o seu controle financeiro empresarial

4 dicas para manter seu controle financeiro positivoTer um bom controle financeiro empresarial é uma das práticas de gestão de sucesso que podem impulsionar as finanças da sua empresa.

Neste post, vamos te mostrar 4 dicas para manter o seu controle financeiro empresarial e como isto pode ser benéfico para o seu negócio como um todo, já que uma boa saúde financeira é o melhor indicador que sua empresa pode ter!

Utilize o fluxo de caixa

Com o uso de uma planilha eletrônica  – para pequenas empresas – ou de um bom software de gestão – em organizações de médio e grande porte -, implemente e comece a utilizar o fluxo de caixa. Ele irá apresentar, de forma organizada e lógica, os valores disponíveis de recursos que você tem em um determinado momento.

Confira seis erros de gestão financeira cometidos por empresas sem um software ERP

O funcionamento do fluxo de caixa é muito efetivo e simples. Consiste em separar os valores iniciais de caixa e outros valores disponíveis, como é o caso de valores de contas-correntes, adicionar os ingressos de recursos que são representados, geralmente, por recebimentos de clientes, e na coluna das saídas inserir os valores referentes a pagamentos como aqueles feitos a funcionários, fornecedores entre outras contas.

Conheça os seus custos e defina seu preço de venda

Conhecer todos os custos envolvidos com o seu produto ou serviço é necessário para que você possa definir de maneira correta o seu preço de venda. Assim, acompanhe o processo produtivo ou a prestação dos serviços que você oferece e conheça a fundo cada detalhe. Você poderá utilizar o seu software de gestão para conhecer, de forma mais precisa, quais os valores que foram gastos para vender algo ou prestar um serviço.

Com isso, você saberá quais são aqueles produtos ou serviços que têm maior ou menor custo ou aqueles que devem ter algum aumento ou diminuição de preço. Com este conhecimento, também é possível traçar estratégias como diferentes mix de produtos ou serviços, descontos e promoções.

Integre os seus departamentos e não erre mais

É comum que algumas empresas tenham problema de caixa ou com produtos parados no estoque porque não têm um software de gestão financeira que integre todos os departamentos. Assim, invista em uma boa solução para a sua empresa, buscando aquelas que possam ser otimizadas de acordo com as suas necessidades e que forneçam o máximo de informações que você precisa para gerir o seu negócio.

A integração é cada vez mais necessária, já que é preciso acompanhar desde o processo de compra até a requisição da matéria-prima de seu estoque, passando pela venda do produto ou serviço e outras etapas como recebimentos e pagamentos, ou seja, todo o ciclo operacional e financeiro de sua empresa.

Invista na adimplência

Nunca deixe contas em atraso, pois além de gerarem multas e juros que podem prejudicar as suas finanças, elas ainda poderão influenciar negativamente a sua relação com o seu fornecedor. O mesmo vale para seus clientes: acompanhe de perto como andam os recebimentos e, ao menor sinal de atraso, entre em contato para saber o que aconteceu e tente negociar o recebimento de forma amigável. Além disso, invista naqueles clientes que possuem uma boa reputação, oferecendo melhores prazos e condições de pagamento.

Neste post você viu que o controle financeiro empresarial deve ser uma das suas práticas de gestão e que para mantê-lo é necessário o uso de ferramentas financeiras como o fluxo de caixa e um bom software de gestão.

Aprenda 3 passos para montar um planejamento financeiro de sucesso

Não se esqueça de conhecer profundamente o seu produto ou serviço para definir bem o preço de venda e, por consequência, o seu lucro. Invista também na adimplência tanto junto aos seus fornecedores quanto aos seus clientes, o que pode fazer a diferença nas suas finanças.

Como anda o controle financeiro da sua empresa? Tem outra dica para compartilhar? Quer saber mais sobre este ou outro assunto? Deixe seu comentário.


Fale com a MXM sobre gestão financeira

Mídia Social:

4 thoughts on “4 dicas para manter o seu controle financeiro empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *