3 motivos para iniciar a gestão de dados em nuvem na sua empresa

cloud computing oferece um diferencial na gestão de empresas. Pela primeira vez no mundo dos negócios, boas ideias podem ser colocadas em prática rapidamente e com a mesma infraestrutura flexível de TI (o bastante para se acomodar a qualquer ritmo de crescimento) que, há tempos, só estava disponível a grandes multinacionais.

A nuvem permite que sua empresa foque no core business, em vez da sua TI. Além disso, é possível acessar um amplo portfólio de produtos virtuais, armazenamento e serviços em rede, com tudo em tempo real.

Negócios enfrentam necessidades de hospedagem complexas, com requisitos de infraestrutura departamentais e corporativos variados, sites de alto tráfego e aplicações exigentes. Como solução, gerir arquivos em nuvem reduz custos e oferece maior eficiência operacional, produtividade, agilidade e flexibilidade.

Milhares de empresas já estão utilizando o poder da nuvem! Continue lendo esse post para ficar por dentro de 3 vantagens fantásticas de gerenciar seus dados e arquivos corporativos em nuvem:

1 – Redução de custos

A gestão em nuvem é uma forma acessível de ter à disposição uma rede de compartilhamento e atualização de seus arquivos. É uma forma econômica para obter o armazenamento de grandes quantidades de dados sem precisar gastar com a aquisição e manutenção de servidores físicos.

Os gastos em hardwares e suporte de TI (Tecnologia da Informação) estão entre os que causam maior impacto na rentabilidade de uma empresa. Não podia ser de outra forma, pois, relaciona-se com produtos e serviços que são, realmente, muito caros.

Em vez disso, você pode assinar um serviço online por uma taxa nominal que inclua todos os setores do seu negócio. Obviamente, essas taxas podem ser variáveis — a depender da capacidade e dos requisitos exigidos por sua empresa.

Mas fique atento: apesar de ser fato que o gerenciamento em nuvem é sempre uma opção mais econômica em comparação à utilização de servidores físicos e uma realidade que veio para ficar, isso não significa que a solução em nuvem mais barata seja, necessariamente, a melhor.

Isso se dá porque este é um tipo de serviço que deve ser altamente personalizado, voltado a atender às características e necessidades de seu negócio. Serviços muito baratos tendem a ser padronizados e a não cobrir as especificidades e os perfis de cada empresa em particular.

2 – Maior flexibilidade

Um dos aspectos que mais chamam a atenção no que se refere à cloud computing (computação em nuvem) é a flexibilidade oferecida em oposição à hospedagem e operação local de dados. Gerir arquivos em nuvem permite à sua empresa reagir com mais agilidade às demandas internas e externas, ao mesmo tempo em que contribui para a maior eficiência operacional.

Cloud Computing tem exercido um grande impacto no mundo empresarial ao facilitar mudanças na maneira como as empresas operam, oferecendo infraestrutura compartilhada e virtualizada com grande flexibilidade.

Também está mudando a maneira como gerenciam os recursos virtuais. Não se trata mais de quantos servidores você pode manter: o desafio agora é sobre quão bem sua empresa gerencia virtualmente arquivos e dados.

Seu negócio pode simplificar ou reduzir suas necessidades de TI corporativa sempre que necessário. Por exemplo, ao gerenciar seus dados em nuvem você pode aumentar recursos atualmente existentes para acomodar necessidades ou mudanças de maior vulto.

A maior flexibilidade permite que você tenha suporte ao crescimento do seu negócio sem alterações de alto custo em seus sistemas de TI.

Diferentemente do que ocorre em redes tradicionais, ao adotar uma solução em nuvem você não terá limitações quanto ao número de usuários que deseja adicionar. Embora possa haver algum custo extra, certamente, é bem mais econômico do que solicitar a um suporte local de TI acrescentar novos usuários.

Além disso, você pode aumentar a capacidade de armazenamento sempre que preciso e reduzi-la, posteriormente, quando quiser. Incluir endereços de e-mail, compartilhamento de arquivos e funções específicas à sua área de atuação não é só algo rentável, mas incrivelmente fácil de implementar: bastam alguns cliques.

Dessa forma, não faz mais sentido ficar 5 dias esperando que o departamento de TI libere acesso a um novo funcionário, não é mesmo?

Outra vantagem proporcionada e também relacionada à flexibilidade, é que qualquer pessoa da sua equipe pode acessar as informações de onde quer que ela esteja, precisando apenas ter um dispositivo em mão e conexão com internet.

Essa possibilidade facilita a tomada de decisão quando um funcionário está em uma reunião fora da empresa, por exemplo. Torna possível também a realização do home office, já que o profissional é capaz de acessar dados e informações do próprio computador.

3 – Mais segurança

Os avanços tecnológicos do gerenciamento de arquivos em nuvem atenuaram as apreensões de empresários e de profissionais de TI. Se você se preocupa com a segurança dos dados críticos do seu negócio, então, utilizar a nuvem é a opção ideal para sua empresa.

Todos os serviços em nuvem são protegidos por uma criptografia poderosa a partir do segundo em que os dados são inseridos no sistema. Isso significa que seus arquivos estão sob proteção constante: quando transferidos, acessados e, até mesmo, quando você fizer algum download.

Os próprios dados são criptografados e transmitidos usando algoritmos complexos e alocados em formatos codificados. Apenas usuários verificados e com autenticação segura têm acesso aos arquivos. Os logins são rastreados em todos os momentos e caso haja alguma atividade incomum, sua empresa é imediatamente notificada.

Você pode, também, conceder diferentes níveis de autorização, dependendo da confidencialidade dos documentos em seu sistema. Dessa forma, é eliminado o risco de pessoal não autorizado acessar documentos sigilosos.

Salvos em nuvem, seus arquivos estão sempre disponíveis — são realizados backups diários. Além disso, os dados são espelhados (mirrored) em diferentes servidores, tornando impossível perdê-los.

Em suma, é uma solução extremamente segura porque todos os seus arquivos e dados são copiados, armazenados, facilmente acessados e sempre disponíveis — a qualquer hora e de qualquer lugar!


Não deixe de baixar nosso e-book “Vantagens da Gestão de Dados e Arquivos em Nuvem” e confira mais vantagens imperdíveis:

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *